Qual o Quilate da sua jóia?

Muitas pessoas confundem quando se fala em quilate de pedra preciosa e quilate de ouro, afinal existem jóias de vários quilates. Saiba mais sobre quilate e descubra de quantos quilates é o seu ouro.

Quilates (karation) ou Quilate (Qirat)?
Gold&Silver compra ouro e prata em Santa Catarina

   É interessante esclarecer que quilate quilates (Karation, do grego) de metal precioso não tem nada a ver com quilate (Qirat, do árabe) de pedra preciosa lapidada. Qirat ou quilate de pedra preciosa é peso, isto é, um quilate corresponde à quinta parte do grama, assim, cinco quilates equivalem a um grama.

 

  Aplicado ao ouro, entretanto, o quilate é uma medida de pureza do metal, e não de massa. É a razão entre a massa de ouro presente e a massa total da peça, multiplicada por 24, sendo cada unidade de quilate equivalente a 4,1666 % em pontos percentuais de ouro do total. O ouro puro tem 24 quilates. Desta forma, o ouro 18 quilates tem 75% (18 partes) de ouro e o 25% (6 partes) restantes são ligas metálicas.Tem pessoas que acreditam que o ouro 24k pode ser usado em jóias, isso não existe porque o ouro 24k é muito frágil. Geralmente seu quilate serve para ser acondicionado (conhecido como o ouro em barras).

 

  Existe uma preferência de comercialização de jóias com determinada pureza (em quilates) para alguns Países. Por exemplo:

  *No Canadá e nos Estados Unidos o ouro 14K é o mais comercializado;

  *No Oriente Médio é o ouro 22K o mais usado em jóias;

  *Em Portugal as jóias são feitas com ouro 19,2k.

  *França e Japão estão hoje entre os países que usam ouro com menor quilate na produção de joias. É comum encontrarmos nesses lugares peças de 12, 10 e até 9k;

  *No Brasil as jóias geralmente são feitas com ouro 18k

 

Interessante, não?